domingo, 25 de outubro de 2009

Nunca esquecerei

13 de Outubro de 2006. Esta é uma data que nunca esquecerei. Este ano deixei passar o dia, mas muitas vezes me recordo. Não só por tudo o que esse dia significou, mas pela união de um grupo que nunca esquecerei.

Encontrei um texto que escrevi pouco dias depois desta sexta-feira 13 de Outubro.

"Mais um final de domingo como todos os outros...o Benfica e o Porto ganharam ontem, o Sporting entra em campo daqui a menos de 20 minutos. Mas a minha pergunta é: será que em Portugal o futebol se resume aos 3 grandes e à 1ª Liga? Quanto a mim o futebol é muito mais. Hoje preciso de fazer um grande desabafo!Sou finalista de Comunicação Social e tenho uma imensa paixão por futebol. Jogo num pequeno clube da 2ª divisão distrital da Associação de Futebol de Lisboa. Pequeno em tamanho, mas em uniao ninguém nos supera.

O tempo passa a voar, mas as imagens de Miklos Feher a cair inanimado no relvado de Guimarães estão ainda bem vivas na cabeça de todos... 6ª feira o mundo desabou no nosso pequeno clube.

O treino decorria com a normalidade do custume, quando o nosso mister, Artur Naia, 61 anos, caiu inanimado no pelado. Desde logo a impotência, as corridas infernais até ao balneario para ligar para o 112, as luzes azuis a irromperem pelo campo, as tentativas frustradas de reaniamação, a paragem, a confirmação, o cair do pano para Artur Naia.

Tentei ser forte, por entre colegas a chorar, a esmurrarem e pontapearem tudo o que aparecesse à frente, não consegui!

Até chegar o filho, Jorge Naia, nosso adjunto que nesse dia não pode ir ao treino, a revolta, o desespero. Uma 6ª feira 13, será que terei de começar a acreditar em superstições?

O sonho do mister era fazer de nós campeões, acreditava mais que ninguém que poderíamos subir de divisão, decidimos jogar hoje, domingo. Dedicar-lhe uma vitória que por muito que nos pudesse animar a alma não o trará de volta, mas certamente o faria sorrir, esteja onde estiver. Falhámos! Perdemos 2-0 com o Cascais.

A frustração de não lhe termos conseguido oferecer a vitória mas ao mesmo tempo a sensação de dever cumprido por termos lutado. Chorámos! A água que correu nos chuveiros veio mais salgada com a mistura das lágrimas de todos nós e chuva que caía lá fora disse-nos que ele chorou connosco.

Até sempre Artur Naia!"

Falo disto hoje, uma vez que voltou a acontecer um caso semelhante. Kevin Widemond, basquetebolista da Ovarense, faleceu hoje, durante o intervalo de um jogo.

À família, e principalmente aos colegas que assistiram a tudo, envio a minha palavra de apoio. Não sendo mais um, mas sendo um que sabe perfeitamente o que estão a passar.

2 comentários:

  1. Saber o que é perder uma pessoa que nos é querida é daquelas coisas que nunca se sabe de cor...

    Sinceramente é um assunto com o qual não sei lidar. Passar pela ida "para sempre" de alguem ultrapassa-me as palavras e as ideias. É daquelas coisas que só sai cá para fora através do que os comuns mortais chamam de lágrimas mas que no fundo sentimos que é uma forma de aliviar a perda e a dor.

    Já me alonguei mais do que queria sobre o tema!

    Os meus sinceros sentimentos à familia do jogador, aos colegas e a todos os que da vida dele faziam parte. Lembremo-nos que aqueles que amamos não morrem, apenas partem antes de nós!

    A ti,os meus parabéns por um texto tão bonito. É preciso coragem para reviver certas coisas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Joana...a ti obrigado por CONTINUARES a ser minha amiga

    ResponderEliminar