quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hino para todos

Maltinhaaaaa, são 5h30 da matina e faço um alerta: Se alguma vez me virem por aqui a esta hora...epa...mandem-me para a cama! PARVOS! Eu escrevo na cama!
Mas o que venho aqui dizer agora foi uma coisa que me surpreendeu hoje. Pois bem, eu saio do trabalho, entro no comboio, procuro um lugar e...começo a ouvir um telemóvel a tocar. Banal? Claro. Mas qual era a música? Um toque polifónico do hino nacional. Ri-me e olhei para o lado. Ri-me ainda mais! Sem racismos, porque não o sou...era uma senhora de cor (mas que cor? azul?)...vá, um preta.
Até aqui nada de mais. Mas então não é que a mulher atende aquilo e fala crioulo? Acho muito bem, como todos sabem, o crioulo teve origem em Setúbal, expandindo-se mais tarde para a zona litoral do Baixo Alentejo.
Quem ficou triste com este facto, uma vez que gosta de ser único e original, foi o Liedson. O homem andava há imenso tempo paraa fazer download deste toque e não o encontrava. Já lhe disse, "Liedson (ou José António, é um nome mais português), saca antes umas saias de Campo Maior ou um vira minhoto que o efeito é o mesmo...de qualquer das maneiras não os sabes cantar".
E foi isto. Vou dormir, mas já volto que isto hoje há aqui coisas bonitas para se escrever.
Um beijo e um queijo, mas daqueles esburacados para dar para ver para o outro lado.

1 comentário:

  1. Ve-se mesmo que folgas às 5ªs badameco.
    Epa ainda bem que eu nao estava nesse comboio, sentia-me na obrigação de apresentar o Tó Semedo a essa senhora. E mais, acho que o ensino de espanhol está muito sobrevalorizado neste pais, o dominio de crioulo é muito mais produtivo para um curriculum vitae atractivo.

    ResponderEliminar